Livros

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os livros como companhia

Um blogue sobre livros, leituras, opiniões sinceras e isentas de interesses.

Os livros como companhia

Um blogue sobre livros, leituras, opiniões sinceras e isentas de interesses.

26
Abr17

Kristin Hannah - O Rouxinol

m.

 

Kristin Hannah - O Rouxinol; 5 *

O Rouxinol

Opinião

Um livro com excelentes opiniões, e que me despertou a curiosidade. Após o primeiro paragrafo, ficamos agarrados completamente á narrativa.

Passada durante a II Guerra Mundial, conta-nos a história de Isabella, o Rouxinol, sim, nem os nazis eram tão imaginativos, que nunca lhes passou pela cabeça que uma "simples" rapariga pudesse fazer a diferença e fosse uma passadora de aliados pelas montanhas agrestes dos Pirinéus, que faz tudo para pertencer á Resistência Francesa, e consegue afirmar-se e iludir os alemães. Uma homenagem a estas heroínas esquecidas, que tanto fizeram para lutar pela liberdade.

Vianne, e após a partida do marido para a frente, recebe um hóspede, um alemão, que apesar de tudo, é humano e tem sentimentos, mas na hora de decidir entre o alemã e a sua irmã, o coração fala mais alto e ela percebe que a sua irmã não é a jovem estouvada que pensava, mas sim uma das resistentes.

Um livro que nos deixa completamente horrorizadas com a crueldade, com a mesquinhez humana, passada durante a guerra, em que apesar dos outros também serem humanos, eles próprios   fazem coisas terríveis a outro ser humano, e só nos apercebemos que são ainda humanos nos pequenos gestos de humanidade que ainda praticam.

Uma autora que descobri com este livro, emprestado gentilmente pela Z., e que me deixa com muita vontade de a continuar a seguir.