Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os livros como companhia

Um blogue sobre livros, leituras, opiniões sinceras e isentas de interesses.

Os livros como companhia

Um blogue sobre livros, leituras, opiniões sinceras e isentas de interesses.

Sab | 08.12.18

Meus Autores De Sempre - Agatha Christie

m.

Não sou muito de ter tags e posts que tenham seguimento, mas como os posts estão a a ser mais ou menos (okay menos) frequentes, vou começar (pelo menos do começo posso gabar-me), uma série de Tags com o sugestivo nome de "Meus Autores De Sempre", meus porque estes autores são dos mais lidos e dos quais eu guardo na minha estante, não troco, não vendo e empresto com milhentas condições (okay exagero, mas recomendo a sua devolução, se tal não acontecer lanço os detectives no seu encalço),  as suas leituras levam-me de viagem para dentro dos livros, adoros as personagens mesmo os vilões, e os heróis então, esses são os meus amigos, quase como se fossem da minha familia. As leituras destes autores deixam-se allheada  e transportam-me para uma realidade paralela da qual eu vou fazer parte enquanto estiver a ler, muitas vezes ainda depois....mas isso são outros posts. 

Agatha Christie

Agatha Christie, foi das minhas primeiras autoras policiais e ainda antes de conhecer Poirot, conheci Mrs Marple (Um cadáver na biblioteca), que avózinha mais querida, e perspicaz (cusca???),  ela é tão amorosa, este foi mesmo o primeiro com Agatha Christie, e agradeço a quem mos emprestou. Um dia em passeio pela feira do livro,  que quando vi a longa lista de livros editados desta autora, a preços mais ou menos não resisti e mesmo com a pequena mesada, comprei os meus primeiros livros, pensando ir reencontrar Mrs Marple, mas não encontrei um detective que já tinha visto na tv, mas que nos livros é totalmente diferente, embora o actor  (David Suchet) e a personagem Poirot, eu não os consiga dissociar. na altura ainda não sabia o que eram séries de livros, ferramentas onde encontar toda a bibliografia de determinado autor, ordem sugerida de leitura etc, etc. Os primeiros livros de Poirot, não são os primeiros da série, foram comprados aleatóriamente e contêm duas histórias diferentes, ou seja dois livros em um. O nº 2 da colecção porque não tinham o 1.

6348921.jpg

Hercule Poirot é uma personagem completa, perspicaz, inteligente, subtil, a sua abordagem das cenas do crime, a maneira de interrogar os suspeitos, levando-os a confessar,  dispensam qualquer "CSI".

Admiro a genialidade da autora, na construção das personagens, mas sobretudo na construção e solução dos mistérios em cada livro, sempre diferentes e sem nos ser maçudo de ler, nem de interpretar, a forma como através da mente dos detectives é dada a solução ainda me deixa completamente abismada no senido de UAU que maneira simples e eficaz de resolver um mistério, um crime.